O primeiro desafio

Identificar como se comportam os consumidores das lojas quanto ao uso de smartphone.

  • Qual o fabricante e sistema operacional dos consumidores?
  • Os consumidores com smartphones agem diferente dos que não possuem smartphone?
  • Que atividades eles realizam em seus smartphones enquanto estão no estabelecimento?
  • Que tipo de busca realizam?
  • Quais os sites mais visitados?

Estas são todas perguntas que podem levar os gestores a mudar a forma de investir e se comunicar com este grande universo de pessoas: usuários de smartphone.

A Solução

Implementação de WiFi inteligente em lojas chave de uma rede de varejo. Por si só, este tipo de solução traz consigo diversos dados automáticos sobre a visitação como, por exemplo, visitação diária e por hora do dia. Dentre as informações recolhidas, também está a que permite ao lojista determinar qual o sistema operacional mais utilizado pelos seus consumidores. Isso pode levar a uma decisão de fazer um aplicativo para determinados sistemas operacionais ou definir políticas de prioridade, por exemplo. Este sistema também permite que o lojista conheça o fluxo de passantes de suas lojas, calcular o impacto em conversões de visitação, vendas por visitante e valor de médio de transação por visitação.

Finalmente, um sistema de WIFi inteligente sempre apresenta uma página de acesso customizada para o estabelecimento na qual os consumidores podem receber internet gratuita mediante preenchimento de algumas informações. Uma maneira excelente de os lojistas conhecerem melhor seus clientes.

Resultados

Na maior parte das vezes, o site mais visitado pelos consumidores é o da própria loja, seguido pelos seus concorrentes diretos. Um bom estudo das buscas na concorrência pode dar informações de quais produtos foram mais buscados para que o lojista possa se armar e se programar para promoções e ações específicas para estes produtos. É possível também identificar quais setores das lojas proporcionam mais tráfego e assim saber quais os produtos que geram mais interesse em buscas online, como calçados em uma loja de departamento, por exemplo. A partir disso, o lojista pode criar ações voltadas diretamente para este público.

Com a continuidade destes estudos, cada vez mais o lojista vai estar munido de informações para proporcionar experiências novas e estimulantes para os seus consumidores. O varejista vai saber exatamente quando e como se conectar cada vez mais com seus consumidores.

WideIntelligence

WideIntelligence é um produto da N-Share WiFi Marketing, líder nacional em WiFi Marketing e especialista em análise de presença e engajamento de consumidores para varejo. Através de análise de presença em tempo real, equipamos varejistas e shoppings com a habilidade de coletar, analisar e visualizar dados dos estabelecimentos, o Google Analytics da vida real. Nossos clientes usam estes insights para tomar decisões baseadas em dados reais e implementar estratégias que geram tráfego, proporcionando experiências mais ricas para os usuários enquanto estão comprando. Nos localizamos em Porto Alegre, no sul do Brasil já atuamos em todas as regiões do país.

 

 

Rafael Mesquita

CEO do WideIntelligence

"O efeito do uso de smartphones no ponto-de-venda" - By Rafael Mesquita - - No Comments

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